quinta-feira, 1 de abril de 2010

Rumo à Liberdade do DCE da ULBRA

Mas o que é DCE?

O Diretório Central dos Estudantes é a entidade representativa máxima dos estudantes do Ensino Superior junto à reitoria. Defende as reivindicações do movimento estudantil, dentro e fora da Universidade.
Delibera as políticas estudantis em conjunto com os Centros Acadêmicos (CAs) e é subordinado aos Congressos de Estudantes.
Além disso, realiza atividades culturais, esportivas e de lazer que promovam a integração dos estudantes.

E o DCE da ULBRA?
Alguma vez você já viu o nosso DCE reivindicar por melhorias na Universidade? Alguma vez você já viu o DCE da ULBRA realizar atividades culturais e esportivas com objetivo de promover a integração dos estudantes? Qual foi o papel do nosso DCE na crise que aterrorizou toda a comunidade acadêmica?
Infelizmente as respostas para essas perguntas não são animadoras.

As ações do atual DCE...
Lamentavelmente, a atual política do DCE da ULBRA é reprimir o Movimento Estudantil.
Os Centros Acadêmicos de vários cursos não são reconhecidos. Muitos obstáculos são criados com a finalidade de impedir a organização dos estudantes em seus Diretórios Acadêmicos.
Durante a crise da Universidade, no ano passado, os nossos representantes deram entrevistas em vários jornais, negando os problemas e acreditando nas medidas da antiga reitoria.
Além disso, não participaram das várias manifestações que foram lideradas por professores, funcionários e alunos (muitos destes integram a nossa chapa ou são nossos apoiadores).



Curiosidade...
O DCE levantou a bandeira do não reajuste de mensalidades de 2009 para 2010 como sendo de sua autoria. Entretanto, tal medida foi ação da nova reitoria, uma vez que a inadimplência era superior a 50% no período da crise.
Resta uma pergunta: porque o DCE não conseguiu uma façanha dessas antes?
A resposta é simples: faltou atitude e sobrou omissão e incompetência!

E o que podemos fazer?
Precisamos construir um novo tempo. Precisamos de um DCE que defenda nossos interesses. Que batalhe por um ensino de qualidade e garanta também pesquisa e extensão.
Se você quer mudança e se você acredita que é possível fazer um novo tempo...
Venha conosco! Tenha ATITUDE! Movimente-se por um DCE de VERDADE!
Vote CHAPA 2 em 8 e 9 de Abril!



O DCE que queremos...

Vem chegando mais uma eleição do DCE da ULBRA.
Esse é o momento em que os estudantes precisam se juntar para pensar como podemos construir uma universidade com educação de qualidade, valorizando a participação e a democracia.
Infelizmente, a atual diretoria do DCE não criou mecanismos para que essa discussão chegasse a todos os acadêmicos. O edital convocando as eleições foi exposto em um único lugar e poucos dias antes do prazo limite para a inscrição das chapas. Você acha isso certo?
E porque os campi do interior são sempre excluídos dos processos de decisão?

Queremos um DCE a favor do diálogo, um DCE que estimule o debate entre os estudantes e um DCE que acima de tudo esteja ligado nas necessidades de todos os campi, de todos os cursos, de todos os estudantes.

Um DCE que leve e traga informação de qualidade a todos, que fortaleça a atuação nos Centros Acadêmicos, fomente a criação de CA's novos e a reabertura dos que estão fechados.
...(Continua na próxima postagem)....

Nenhum comentário:

Postar um comentário